DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS
MULHERES E JOVENS NA AMAZÔNIA NADANDO CONTRA A CORRENTE
ATIVIDADES PIRACEMA
Nesta seção, você encontra algumas atividades, eventos e produções artísticas do projeto Na Piracema
Com o intuito de chamar a atenção para o Dia Mundial do Meio Ambiente, o festival "Esperançar" realizou um dia de atividades socioculturais na Praça da Cultura em Imperatriz/MA, em parceria com entidades da sociedade civil e escolas da rede pública de educação.
Espetáculo experimental que busca, na sua essência, dialogar com as origens, o sagrado feminino e o intuitivo, visando o contato com os elementos da natureza, princípio de tudo e fazer um alerta para as emergências sócio climáticas.
Através de alianças com artistas, comunidades tradicionais e movimentos sociais, o festival teve o objetivo de debater, denunciar e visibilizar, perante o poder público e a sociedade, as lutas e problemáticas culturais e socioclimáticas que as populações vivem em seus cotidianos na Amazônia, demandando a volta do Circo da Cidade Nelson Brito além de incentivar e valorizar a produção artística contra-hegemônica nos territórios.
O concurso de Poesia na Piracema das Mudanças Climáticas que aconteceu em Imperatriz no mês de novembro de 2024 teve como tema: "O Rio Tocantins e os desafios das mudanças climáticas". Com a participação de jovens estudantes do ensino médio e superior da rede pública do município, o concurso teve como objetivo refletir e poetizar sobre o impacto das mudanças climáticas no Rio Tocantins.

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA
OLHARES SENSÍVEIS
Imperatriz, MA
Junho,2023
Oito olhares; dezesseis olhos. Cada olhar se compõe de muitas partes. Pessoas diferentes olham para uma mesma cena e enxergam coisas muito distintas. O que retém nossos olhares?
PRODUÇÃO E LANÇAMENTO DOS SINGLES
"ÁGUA PRA BEBER" E
"REGIÃO NO FOCO˜
Fevereiro, 2025
Duas canções pela emergência socioclimática
💧ÁGUA PRA BEBER 💧
Composição de Paulo Maciel
part. esp. Lucía Santalices
🎯 REGIÃO NO FOCO 🎯
Composição de Fernando do Xingu
🔥Monocultura (nos campos) gera monocultura (nas mentes)🔥
O projeto patriarcal de morte à biodiversidade necessariamente inclui juntamente o extermínio das diversidades culturais e suas expressões artísticas, produzidas nos territórios como expressões autênticas e múltiplas em seu conjunto.
Por quê? Porque a arte disputa o campo de batalha do sensível. Ela amplia ou pode ampliar os horizontes da experiência. Ela dá um respiro de alegria e pode devolver a capacidade das esquerdas de sonhar e ter imaginação de futuro...